Introdução Alimentar

As bananas prendem mesmo o intestino dos bebés?

As bananas são ricas em vários nutrientes, incluindo potássio, vitamina C, vitamina B6 e fibra. São uma excelente fonte de energia de rápida absorção, devido ao seu teor em frutose, glicose e sacarose. Além disso, contêm fibras solúveis, como a pectina, que desempenham um papel essencial na digestão e no bom funcionamento do intestino. Contudo, existe a teoria que as bananas podem “prender” o intestino dos bebés, causando obstipação. Será verdade?

A perceção de que as bananas causam obstipação aos bebés pode ter algumas origens. Em primeiro lugar, as bananas contêm amido resistente, especialmente quando não estão completamente maduras. Este tipo de amido pode ser mais difícil de digerir, contribuindo para fezes mais firmes. No entanto, à medida que as bananas amadurecem, o amido resistente transforma-se em açúcares simples, que são mais facilmente digeríveis. As bananas maduras, com manchas acastanhadas, podem até ajudar a regular o trânsito intestinal, devido ao seu teor em fibra solúvel, que irá ajudar a formar um “gel”, facilitando a passagem das fezes no intestino.

Outro fator fundamental a considerar é a alimentação global do bebé. A obstipação é geralmente o resultado de uma combinação de fatores, incluindo a ingestão insuficiente de líquidos e a falta ou excesso de fibras na alimentação, por exemplo. Se um bebé tem uma alimentação completa, variada e equilibrada é menos provável que sofra de obstipação.

Então… será que as bananas prendem mesmo o intestino dos bebés?

A resposta é: Depende.

As bananas verdes podem contribuir para fezes mais firmes devido ao seu alto teor de amido resistente, mas as bananas maduras são geralmente bem toleradas e podem até ajudar no trânsito intestinal. Além disso, cada bebé é único e pode reagir de maneira diferente aos alimentos. Se existir tendência para obstipação, os pais devem garantir um aporte adequado de líquidos e fibras. 

Se o teu bebé tem tendência para a obstipação ou se sentes que precisas de orientações para adequar o dia alimentar do teu bebé, procura ajuda profissional ❤️ 

Podes agendar a tua consulta de nutrição aqui.

Partilhar artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *