
Como manter uma introdução alimentar descomplicada nas férias?
As férias são uma altura de descanso e desconexão da rotina, mas quando se tem um bebé em fase de introdução alimentar, é normal surgirem dúvidas sobre como manter uma alimentação saudável fora de casa.
A boa notícia? Com um pouco de planeamento e atenção aos detalhes, é perfeitamente possível oferecer refeições seguras, equilibradas e nutritivas em qualquer lugar.
1. Mantém a amamentação em livre demanda
Se estás a amamentar, continua a fazê-lo sem horários rígidos. O leite materno ou leite artificial continua a ser o principal alimento até aos 12 meses. E lembra-te: amamentar em público é um direito, teu e do teu bebé.
2. Mantém uma rotina previsível (dentro do possível)
Mesmo em contexto de férias, manter os horários ou a ordem habitual das refeições traz segurança ao bebé. Isso ajuda-o a ficar mais tranquilo e a aceitar melhor os alimentos.
3. Aproveita a fruta fresca
Frutas são práticas, saciantes e perfeitas para lanches entre refeições. Prepara pequenas porções logo de manhã e leva contigo. Atenção a saladas de fruta compradas já prontas, muitas vezes contêm açúcar adicionado.
4. Escolhe opções simples nos restaurantes
Ovo cozido, peixe ou carne grelhada, feijão frade, batata cozida e legumes simples são ótimos exemplos de refeições que podes encontrar (ou pedir) em restaurantes.
5. Evita produtos ultraprocessados
Não te deixes enganar: um boião de fruta não é mais prático nem mais nutritivo do que uma peça de fruta fresca. Dá prioridade a alimentos reais, sempre que possível.
O mais importante é manter a leveza. Se respeitares o ritmo e a saciedade do teu bebé, evitares ultraprocessados e ofereceres alimentos simples e seguros, estás no caminho certo, mesmo nas férias.
Aproveita esta fase com tranquilidade e confiança. Boa viagem! ☀️
Deixe um comentário